quarta-feira, 8 de junho de 2011

Cadeia Pública de Tiradentes

O CasAzul fica na Rua da Cadeia que, neste domingo, também será palco de nosso Arraial de Santo Antônio. Disso você já sabe. Mas você conhece a Cadeia Pública de Tiradentes?

A casa original, construída em 1730 para abrigar a cadeia da vila, foi devastada por um incêndio em 1829, sendo reconstruída em 1835. A edificação tem apenas um andar, possui dezessete janelas de cantaria com vergas alteadas e pesadas grades. Fica na esquina da Rua Direita com a Rua da Cadeia, quase em frente à Igreja do Rosário. Durante o período colonial, as cadeias eram usualmente construídas junto às Casas de Câmara, norma que, curiosamente, não foi seguida na Vila de São José Del Rei, atual cidade de Tiradentes. Dê uma olhada no mapa abaixo, você verá que a Casa de Câmara está mais próxima da Matriz de Santo Antônio que da Cadeia Pública.

Em 1924, quando um grupo de intelectuais paulistas que tinham participado da Semana de Arte Moderna passou por Tiradentes, cumpria pena nesta cadeia um homem cuja história fascinou o escritor francês Blaise Cendrars, inspirando-o a escrever uma de suas páginas mais pitorescas: "O Vampiro de Minas - O Devorador de Corações". Também por esta cadeia passou um dos personagens de Fernando Sabino em "O Grande Mentecapto".

O Jornal do Brasil, em 1941, documentou que, naquela ocasião, a Cadeia Pública de Tiradentes era exclusivamente feminina. Diz-se que a primeira mulher presa ali havia sido condenada por crime de adultério.

Foi desativada enquanto cadeia em 1984. Em 1989, foi restaurada pela Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade e aberta como Museu de Arte Sacra.

Há alguns anos a Cadeia Pública de Tiradentes se encontra fechada à visitação pública. Alguns projetos foram estudados para sua continuidade como museu ou galeria. Atualmente, há controvérsias sobre a aprovação do projeto do Museu de Sant´Ana, idealizado pela empresária Ângela Gutierrez, que abrigaria mais de 300 imagens sacras de Santa Ana e constituiria uma iniciativa muito benéfica para a cidade. Aguardamos ansiosamente pela reforma e reabertura da Cadeia Pública, que, se transformada no Museu de Sant´Ana, voltará a honrar seu posto como uma das mais importantes atrações turísticas da cidade, possibilitando a preservação e apreciação de nossas riquezas históricas.

Fontes:
www.guiacaminhodoouro.com.br
www.guiatiradentes.com.br
http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_7/2011/02/24/ficha_agitos/id_sessao=7&id_noticia=35213/ficha_agitos.shtml



Cadeia Pública de Tiradentes vista da Rua Direita. Foto original: http://www.flickr.com/photos/celsoluizalves/5175415326/


Imagem rara dos fundos da Cadeia. Atualmente o terreno está fechado por um tapume, que impede a vista da edificação por este ângulo. Foto original: http://www.flickr.com/photos/7695998@N05/favorites/page29/?view=lg


Porta principal da Cadeia. Foto original: http://www.eider.blog.br/sv/blog/tiradentes.html

Atualmente, a Cadeia está fechada para visitação pública, o que impede a visualização desta bela sombra. Foto original: http://www.flickr.com/photos/33276389@N03/3177451801/

Subindo a Rua da Cadeia. Foto por Luciana Walther.
Descendo a Rua da Cadeia. Imagem do Google Street View.

No final da Rua da Cadeia, chega-se ao CasAzul. Imagem do Google Street View.

Mapa do Centro Histórico de Tiradentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário