quinta-feira, 9 de junho de 2011

Tiradentes é pra casar!

Às vésperas do Dia dos Namorados e do Dia de Santo Antônio, este é um bom momento para se falar das propriedades casamenteiras da cidade de Tiradentes.

O padroeiro da cidade é justamente Santo Antônio, o santo casamenteiro, que também dá nome à Igreja Matriz que coroa a paisagem da cidade, como se pode ver em várias fotos postadas neste blog. Quem há de duvidar do poder de um pedido feito a Santo Antônio, dentro da Matriz que leva seu nome, na cidade encantada de Tiradentes, nas proximidades do dia do santo (13 de junho)?

E o Chafariz de São José? Este monumento constitui um dos marcos mais importantes da cidade. Foi construído em 1749 a mando da Câmara, em estilo barroco, e tinha três funções distintas: abastecer a vila com água potável que sai pelas bicas frontais, lavagem de roupas pela lateral direita e bebedouro dos cavalos pela lateral esquerda. Um nicho guarda uma rara imagem de São José de Botas, logo abaixo do Brasão da Coroa Portuguesa. A água que dele sai vem da nascente que fica na Serra de São José, localizada a 1km de distância, e que desce por um aqueduto no Bosque Mãe D´Água. Estas são as informações oficiais sobre o Chafariz.

Agora, o que nos interessa mesmo são as informações extra-oficiais, o que se diz por aí, o que corre a boca miúda, ou seja, a sabedoria popular! Diz-se que as três fontes frontais possuem propriedades mágicas. A água que delas sai também tem três funções distintas: a água da fonte esquerda deve ser bebida por aqueles que querem namorar, a da fonte central, por aqueles que querem casar, e a da direita, por aqueles que querem enviuvar.

Ora, ora... Que tal trazer aquele seu namorado resistente a Tiradentes, fazer um belo passeio pelo Bosque Mãe D´Água, com direito a uma parada para refrescar no Chafariz de São José? Beba e dê de beber a água da fonte central e depois venha pro CasAzul tomar um vinho e comer uma quesadilla! Quem sabe, no dia seguinte de manhã, ele não te leva até o pátio da Matriz de Santo Antônio e te faz AQUELE pedido, aos pés da Serra de São José?! Quase choro só de pensar! ;-)

Se tudo der errado, fique na cidade até domingo à tarde, quando acontece nosso Arraial de Santo Antônio na Rua da Cadeia. Vai ter Correio do Amor e Barraca do Beijo, entre outras diversões. Dali, você não sai solteira(o)!


Chafariz de São José e suas três fontes frontais. Foto por Rachael Botelho

A imagem de São José das Botas e o Brasão da Coroa Portuguesa. Foto original: http://www.flickr.com/photos/rob
erto_tumminelli/2910690992/

Esta aí quer casar mesmo! Foto por Rachael Botelho

Imagina um pedido de casamento feito neste cenário! Foto original: http://viajeaqui.abril.com.br/vt
/materias/vt_materia_250973.shtml


E com esta vista! Foto original:
http://www.feriasbrasil.com.br/mg/tiradentes/matrizdesantoantonio.cfm


Em breve, faremos novo post dando informações mais detalhadas sobre a Matriz de Santo Antônio. Foto original:
http://www.feriasbrasil.com.br/mg/tiradentes/matrizdesantoantonio.cfm


3 comentários:

  1. Adorei a dica! Amei o texto! Estarei presente com toda certeza. beijos e queijos,
    Aline Garcia

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário, Aline! Vou querer um catiara! ;-) Nos vemos em breve, para muita diversão. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. amei o passei foi no dia 16 de fevereiro de 2014 como foi magico esta nesta cidade tao linda e ainda ter o prazer de conhecer esta tao famosa igreja de sonto antonio linda amei obrigoda vou voltar sempre que eu peder parabens a cidade de taradentes minas gerais

    ResponderExcluir